História de Sucesso 2

Projeto Idade Brilhante

O descaso, o abandono da saúde e da educação, o preconceito contra o idoso e o mentalmente doente, tudo isso parece reservar para a nossa geração um abandono tão grande quanto o que padece hoje a geração dos nossos pais. Assim, também pode ser percebido com as crianças.


Nós, entidades filantrópicas e empresas, temos não só o título, mas a consciência de que devemos cumprir nossa parte na área de assistência aos idosos, com os quais tanto nos preocupamos. É por isso que esse projeto foi desenvolvido; pensando em idosos e jovens que vivem em ambientes ociosos, e que estão sempre rodeados por um “inimigo” chamado depressão. Visando a uma forma de combate a esse quadro, aqui será apresentado o Projeto de Interação entre o Jovem e a Idade Brilhante. Sabemos que ambas as partes precisam de acompanhamento adequado e atenção, porém estamos cientes de que, para realização desse projeto, precisaremos de ajuda de outros colegas e empresas parceiras. Todas dispostas e sensíveis à responsabilidade social, já que o tratamento da depressão não se faz somente com o corpo físico das instituições.


Jovens que residem em Trapiche, Córrego D’ouro e Glicério geralmente são deixadas em casa por até 08 horas por dia pelas famílias. Na maioria das vezes, seus pais trabalham longe do distrito onde moram. Esse é o motivo principal do “abandono”. Os jovens sofrem de uma alta dose de carência afetiva que contribui para um desenvolvimento psíquico que geralmente leva à depressão. O mesmo pode ser percebido em idosos residentes nestes lares. A depressão atinge ambos os lados em situações idênticas. De acordo com uma visita realizada às casas dos moradores desses distritos, cerca de 70% dos idosos apresentam um quadro de depressão originado por carência afetiva.


Fonte: http://www.institutosemear.org.br/proj_brilhante.php